O Culto Infantil
Inserido dentro do Departamento de educação cristã o Culto infantil é uma das áreas entendemos ser de vital importância para o futuro da Igreja e das famílias. Dessa forma, as ações se baseam nas seguintes premissas:
1º) A criança aprende numa linguagem própria.
O Culto Infantil tem por finalidade levar às crianças a Palavra de Deus de modo especial. Para isso, a abordagem é bastante diferenciada, utiliza desde recursos audiovisuais até mesmo pequenas encenações realizadas pelas próprias crianças como forma de ilustração do conteúdo apreendido.
2º) Prepara-se servos para o hoje.
Crianças fazem parte da igreja de hoje e não de amanhã. Em nossa Igreja, as crianças articulam o Culto de Oração, fazem parte do Coral Infantil, encenam peças teatrais, louvam ao Senhor, além de outras atividades, principalmente associadas ao evangelismo.
3º) Meio de evangelismo.
As crianças que tem a oportunidade de conhecer alguma Igreja, geralmente são aquelas que realizarão os trabalhos da mesma no futuro. Com muitos de nós foi assim: algum coleguinha ou vizinho nos convidou para conhecer a sua Igreja e quando chegamos lá, passamos a gostar de estarmos juntos naquele local. A partir desse momento, o Senhor passa a falar de maneira especial com cada um de nós. A alegria que sentimos é tão grande que queremos levar outros coleguinhas e amiguinhos a dividirem a mesma alegria.
4º) Forma-se um fundamento sólido para toda a vida.
“Ensina o menino no caminho do Senhor, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). A criança que tem uma boa base espiritual, dificilmente se desvia dos caminhos do Senhor no futuro. Aprende a orar, por agradecimento, por necessidade, por intercessão.
Aprendem os livros da bíblia, as histórias da bíblia, a doutrina bíblica e como pode ser aplicado em sua vida. Assistem a filmes com desenhos que ensinam de maneira mais fácil, leem livros com figuras que facilitam o aprendizado. Aprende a louvar, a cantar. Participam mais da aula, tem iniciativa, são mais inteligentes porque foram mais estimuladas. Tem mais criatividade, porque também participam de aulas criativas. Sabem se comportar nos lugares, porque conhecem os limites dados por seus professores da escola bíblica. Geralmente também tem pais crentes, que fornecem base educacional em seu lar.
5º) Alto valor espiritual
Cuidar dos pequeninos é uma atividade que exige das tias e tios bons testemunhos, uma vez que as crianças aprendem através da percepção.
6º) As crianças têm que estar nas prioridades da igreja.
Jesus muitas vezes considerou os pequeninos como prioridade. Os discípulos queriam expulsar os pequeninos, mas Jesus dizia: não impeçais de vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus. (Mateus 19:14). Quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. (Marcos 10:15)
Crianças na igreja servem como modelo para seguirmos. Crianças podem brigar, mas logo esquecem, não guardam mágoa, já estão brincando novamente.
Conclusão:
As pessoas que participam do Departamento Infantil tem que ser e são especiais, afinal de contas, esta é uma tarefa diferenciada e maravilhosa. Para cumpri-la deve haver muito amor, criatividade, “dar espaço” para os pequeninos se expressarem.
Os interessados nos trabalhos com o Culto Infantil devem procurar as tias Lusinalva e Ablane que estão na coordenação.
Será um prazer ter mais pessoas dividindo conosco esta abençoada tarefa!
AMIGOS DE MISSÕES
Crendo que cada criança é criada por Deus para ser uma pessoa íntegra, atuando em harmonia com os planos de Deus, o objetivo principal da Divisão Crianças da União Feminina Missionária Batista do Brasil é oferecer experiências de ensino-aprendizagem para o segmento infantil, através da organização Amigos de Missões, propondo-se a ajudar a criança a crescer espiritualmente de uma forma saudável. O conhecimento da obra missionária e o envolvimento da criança nessa obra constituem o cerne do ministério da organização.

Através de brincadeiras, atividades orientadas e projetos especiais promovidos nos encontros dos Amigos de Missões, a criança tem a oportunidade de começar a descobrir seus dons e praticá-los para a edificação da igreja.
A Divisão Crianças tem como objetivo secundário a capacitação de líderes de crianças, produzindo literatura, recursos e treinamento que aperfeiçoem o dom do ensino.
Nosso público alvo são as crianças de quatro a oito anos de idade.